iluminadospeloespíritosanto

Iluminados Pelo Espírito Santo

Volta ao Início

http://missaoamerica.googlepages.com/

Iluminados Pelo Espírito Santo de Deus

Hebreus 6:-4-5-6

04 - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.

05 - E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,

06 - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

Do conceito físico a luz na forma como a conhecemos faz parte de um comprimento de onda sensível ao olho humano, de uma radiação eletromagnética pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiação eletromagnética que se situa entre as gamas infravermelho e ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação eletromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou freqüência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de partículas.

Na esfera espiritual a segue além do que o entendimento humano pode compreender; existem pessoas que imaginam: Ao acender uma lâmpada os demônios vão embora, e com o escuro eles se aproximam. Isso não é verdade porque os seres espirituais seguem padrões diferentes do que os biológicos, no caso o homem.

À medida que nos aproximamos de Deus por ação do Espírito Santo recebemos virtudes que provoca brilho e fulgor da gloria celestial. Então ficamos iluminados com a luz Espiritual de Deus a qual nos protege dos demônios que trabalham para destruir o maior número de homem que possa alcançar.

Tiago 1:17

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação

Quando nos entregamos totalmente para que o Espírito Santo opere em nossas vidas, recebemos dotes da parte de Deus passamos a ver o mundo material de outra forma da que observamos com os olhos carnais. A natureza e a vida biológica são belas, contudo a existência do salvo na pessoa de Jesus Cristo está voltada para o Reino de Deus. Isso é: O seu alvo é fazer a vontade do Senhor Jesus, tendo em vista a luz espiritual que tem na alma.

Todo homem tem um vazio profundo dentro do coração, sendo o mesmo preenchido pelo Espírito Santo em virtude de sermos a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.). Quando essa lacuna não é completada por referido Espírito, imediatamente o diabo ocupa o espaço e destrói tudo que vem pela frente, como o corpo humano, os relacionamentos, a sociedade e em particular a salvação da alma

Ser iluminado pelo Espírito Santo é uma questão de fé e nunca deve está dentro de conceitos científicos, mas em um propósito espiritual que se processa da parte de Deus e envolve aos que estão convictos nas promessas da Bíblia Sagrada.

Um exemplo bem simples do que estou escrevendo podemos observar na vida cotidiana. No caso quando colocamos a chave em uma porta temos a convicção que a mesma abrirá; quando abrimos um torneira esperamos que jorre água; quando tomamos um medicamento sabemos que a dor passará.

Assim devemos ser convictos de que ao nos aproximar de Deus, notoriamente somos iluminados pela luz poderosa do Espírito Santo e nenhum mal conseguira chegar a nossa vida tendo em vista a eqüidade que somos agraciados por corresponder aos desígnios de Jesus Cristo.

Todo ser humano em um momento da sua vida espera que aconteça um milagre, e existem eventos tão sinistros que a maioria dos homens não acredita que está passando pelo processo na ocasião. Somente um prodígio vindo do Senhor é que vai ocasionar o livramento para o inconveniente. Porém, o maior fenômeno é ser alumiado pelas virtudes do Espírito Santo que desenvolve dons para a edificação de Igreja e crente salvo.

O Evangelista Mateus narrou com toda autoridade o tema luz na vida do salvo.

Mateus 5:14-15

14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

15 - Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

No nosso universo encontramos astros luminosos (sol), e os iluminados (a terra); assim o sol como uma estrela de quinta grandeza traz luz e vida aos planetas que estão em seu sistema. Semelhantemente acontece na nossa vida, que em uma comparação de fácil entendimento encontramos o Espírito Santo de Deus como um ser luminoso (no mundo espiritual), e a humanidade que é iluminada com essa virtude que vem do Trono de Deus. De maneira que para vida presente o próprio Jesus Cristo enfatizou que os salvos são a luz do mundo, e tem a obrigação de brilhar nas trevas e maneira que transmitirá a gloria de Deus.

Não pense que o Espírito Santo vai aparecer para os homens pregando o Evangelho, essa tarefa Ele confiou aos salvos em Jesus Cristo para que os pecadores encontrassem a paz tão desejada. As Palavras professadas por uma pessoa que tem luz Divina, com toda certeza são suaves e gera vida aos que estão no vale de sombra da morte; produz saúde aos que enfermam; desenvolve alegria no coração dos que estão deprimidos com os conflitos rotineiros. Tudo isso acontece porque o fulgor do Espírito Santo é como um fogo que aquece aos que estão frios diante de Deus.

Na selva existe uma regra simples para a sobrevivência de qualquer pessoa; basta acender uma fogueira a noite, que de imediato aparece a luz e calor para o que perece, ao mesmo tempo as feras não se aproximam, pois, temem as chamas. Na esfera espiritual acontece o mesmo quando o crente tem a claridade do Paraclito, de forma que os demônios não têm condição de aproximar dos protegidos de Deus.

O termo certo é imunidade espiritual para os que andam segundo a Palavra de Deus; de maneira que nenhum inconveniente perturbara a vida dos crentes fieis, e quando acontecer uma ação contraria, certamente é prova do Senhor para abençoar os seus filhos amados.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

missaoamerica@gmail.com