chorar

Chorar

Volta ao Início

Chorar

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Jeremias 7:29

Disse o Senhor: Corta o cabelo da tua cabeça, e lança-o fora, e levanta o teu prato sobre as alturas; porque o Senhor te rejeitou e desamparou a geração do seu furor.

Lamentações de Jeremias 1:16

Por estas coisas eu choro, e meus olhos se desfazem em água.

I - Citação

Chorar – No Latim “thenos – Alto choro”; os Hebreus conheciam como “ekah”, em virtudes dos capítulos 1, 2 e 4 – Começaram com esse vocábulo, depois os rabinos mudaram para “qinot – que significa: choro alto”.

Deus havia chamado o Profeta Jeremias para fazer a restauração de Israel em virtude da idolatria que o povo estava submergido. Eles chagaram ao ponto de sofrerem as piores agruras.

Entretanto o objetivo deste estudo é mostrar o sentido que o choro tem quando é acompanhado de arrependimento pelos pecados.

II – Choro de Amor

Lamentações de Jeremias 2:11

Já se consumiram os meus olhos com lágrimas, turbado está a minha alma, o meu coração se derrama de tristeza por causa do quebrantamento da filha do meu povo; porquanto desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade.

O profeta Jeremias escreveu esse versículo aproximadamente no ano 586 A.C., período que ele lamentava pelo sofrimento das crianças inocentes em conseqüência do pecado cometido pelos adultos.

Fazendo um paralelo com a atualidade, encontramos um quadro mórbido prescrito pelas ruas das cidades, em que se estende a miséria da delinqüência dos menores infratores, que são vitimas dos abusos sexuais, drogas e outros males que o pecado ocasiona.

Nas páginas da Bíblia podemos encontrar diversos textos que Deus combate todos os homens que além de errarem, levam muitas crianças e adolescentes ao mais profundo abismo de indigência e condenação espiritual.

III – Novo Testamento e o Prato

Nas páginas do Novo Testamento, o apostolo Lucas faz uma narrativa, quando Jesus o Filho de Deus, chorou em conseqüência dos pecados da humanidade.

Lucas 19:41

E quando Jesus chegou perto da cidade, chorou sobre ela.

Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, todos os seus compatriotas lançavam as suas vestes para que o Senhor caminhasse sobre elas, e cantavam “Hosana, ao nosso Rei”. Mas Cristo na sua natureza Divina conhece o coração e propósito do homem; sabia que aqueles que o adorava, estavam esperando a hora certa para matá-lo. Foi no momento exato que Jesus chorou, lamentando por nossas fraquezas.

Encontramos um grande exemplo de quem realmente ama o seu próximo; de forma que Jesus sendo Deus não precisava lamentar humanamente, mas Ele fez para nos dar exemplo de que o homem por mais forte que seja, em determinado momento ele tem que para um pouco e prantear por suas culpas.

Lucas 23:28

Porem Jesus voltando para as mulheres disse: Filhas de Jerusalém, não chores por mim. Chorem por si mesmo, e pelos seus filhos.

Estamos diante de um versículo que narra o momento de agonia do Senhor na cruz do calvário, e em pranto as mulheres clamavam em desespero. Ali Jesus falava que não se preocupasse com Ele; isso porque o nosso Mestre é o próprio Deus.

IV Epilogo

João 11:35

Jesus Chorou.

Logo após a morte de Lazaro, Jesus foi visitar a família do morto, e mostrando o quanto amava o seu amigo, chorou. Embora logo após o pranto, ressuscitou a Lazaro dando testemunho que Ele é a vida.

João 14:6

Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

Para termina o nosso estudo, irei mostrar dois versículos que narram á eternidade dos que recebem a Cristo com salvador, e que nunca mais irão prantear.

Apocalipse 7:17

Porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Apocalipse 21:4

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Aprendemos que um dia não haverá sofrimento e pranto para os que servem a Jesus Cristo. E quanto àqueles que andam em desobediência, infelizmente a dor e agonia continuará os assolando por toda eternidade.

Jesus te ama