casaeterna

Casa Eterna

Volta ao início

Casa Eterna

Josué 24:15

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses que serviu os vosso pais que estavam dalem do Rio Jordão, ou os deuses dos Amorreus em que cuja a terra habitais. “Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Alusão

Nesse pequeno estudo iremos abordar a casa não só como a parte física (prédio), mas especialmente a espiritual.

Josué que foi sucessor de Moises, após a passagem no Rio Jordão; período que Deus havia entregado a posse de toda terra de acordo com uma promessa antiga.

Após a divisão, Josué percebeu que o povo também havia separado o coração com crenças pagãs, levando uma vida segundo o mundanismo da época. Quanto ao servo de Deus (Josué), fez a seguinte citação: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Notoriamente estava grato pelas benesses recebidas do alto.

No livro do profeta Samuel, encontramos outro evento ocorrido com o rei Davi. Que era um homem segundo o coração de Deus.

II Samuel 23:5

Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um conserto eterno que tudo será ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está Nele, apesar que ainda não o faz brotar.

Como no dias de Josué, aconteceu também com o rei Davi. O povo e até mesmo alguns da sua casa não queriam obedecer a Lei Divina. Em poucas palavras o rei Davi citava: “Ainda que os meus pais, meus parentes e amigos não dêem ouvidos a Deus, eu obedecerei porque Ele estabeleceu uma aliança comigo. Mostrando dessa forma que cada pessoa é juiz de si; ninguém vai responder por outro.

O profeta Jó, foi além da vida e mostrou a sepultura como lugar físico que deposita os restos mortais, servindo de abrigo por algum tempo.

Jó – 17:13

Se olhar para a sepultura como a minha casa, se nas trevas está a minha cama.

Jó 17:15

Onde está a minha esperança? Sim, a minha esperança poderia ver?

Ele estava falando da realidade que toda a humanidade há de enfrentar; exceto os que precederão ao arrebatamento da igreja, porque não passarão pela morte.

Quer queira ou não, iremos ao túmulo quando morrermos, isso porque é uma ação natural para todos os mortais. Quanto aos versículos que lemos, encontramos algumas duvidas que surjam para os que não conhecem a Sagrada Escritura. Mas o segredo está no final do capitulo 19 que cita: “O meu Redentor vive”.

Jó 19:25

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

O profeta quando fala no Redentor se refere á Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para nos salvar.

Encontramos também o salmista fazendo questão de narra com profundidade que o nosso maior patrimônio espiritual é fazer parte da família de Deus.

Salmo 49:11

O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpetuas, e as habitações, de geração em geração; Dão a terra o seu próprio nome.

Geralmente o ser humano é inclinado a fazer a sua casa material, reformar, comprar uma nova, chegando ao ponto de nunca se satisfazer com o que possui.

Na natureza encontramos alguns animais que possuem a sua casa no próprio corpo; no caso da tartaruga, camarão, lagosta e outros. Não precisam ficar fixo, porque conseguem locomover-se para todo lugar. Podemos a até imaginar que é uma casa móvel.

Mas a verdadeira felicidade consiste em ter uma casa que pode ser humilde; e está ligado a Deus repetindo o que Josué falou: “Eu e a minha casa servimos ao Senhor”.

No Novo Testamento encontramos versículos que abordam esse assunto.

Mateus 7:24

Disse Jesus: Aquele, pois que escuta as minhas palavras e as pratica assemelhá-lo-ei a um homem prudente que edificou a sua casa na rocha.

Jesus estava contando uma parábola de dois homens que haviam edificado as suas casas.

• Um na areia – Veio à chuva e a derribou

• A outro sobre a rocha – Nem a chuva, nem os vendavais conseguiram destruí-la.

É comparado ao homem que faz a vontade de Deus edificando a sua casa espiritual sobre a rocha, ouvindo e praticando a vontade do Senhor. Não há quem o destrua.

Enquanto tem aqueles que vivem como se Deus não existisse; entregue aos deleites pecaminosos sem se preocupar ou trabalhar pela a sua eternidade. Quando vem a tormenta (morte), a sua casa é avariada e espiritualmente se separam do gozo celeste, indo morar nas regiões infernais.

João foi enfático quando escreveu o seguinte:

João 14:1-2

1- Disse Jesus: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2- Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

Em um momento cruciante na vida dos apóstolos, surgiram muitas duvidas a respeito da partida de Jesus, e aonde eles iriam morar após a morte. Em resposta, o Senhor afirmou que todos os cristãos seriam tomados para o céu, mas era necessário que Ele fosse crucificado, morto e por fim ressuscitaria nos dando livre acesso ao Trono do Pai celestial.

Como requisito principal para está com Jesus Cristo é aceita-lo como salvador e andar conforme o sua Palavra, o que torna possível ficar no centro da vontade de Deus, que é o lugar mais seguro do universo.

Os homens constroem abrigos contra perigos nucleares, guerras frias e até mesmo desequilíbrio na natureza. Entretanto nenhum desses tem garantia de segurança. Por sua vez para aqueles que estão sob a égide de Deus, conseguem se livrar de todo e qualquer perigo material e espiritual.

Epílogo

Para terminar irei mostrar uma passagem que está em Atos dos Apóstolos quando a Igreja do Senhor passava por uma grande tribulação sofrendo todo tipo de perseguição.

Atos dos Apóstolos 16:31

E eles disseram: Crê no Senhor Deus e serás salvo, tu e a tua casa.

Foi quando o carcereiro testemunhou um grande terremoto vindo da parte de Deus para livrar alguns apóstolos que estavam presos por causa da Palavra. E as paredes daquele edifício foram abaladas abrindo as portas das celas.

Por sua vez, aquele homem que guardava os prisioneiros ao ver a cadeia abalada, quis suicidar-se, mas os apóstolos pregaram o Evangelho e mostrou que ele convertendo-se seria salvo juntamente com toda a sua casa.

Assim acontece na da atualidade que muitas vezes o Senhor Jesus fala de todas as maneiras e as pessoas não dão credito.

Crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e a tua casa.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena