aporta

A Porta

Volta ao início

Isaias 22:22

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará e Ninguém abrirá.

I – Alusão

Porta - Abertura em parede, ao nível do solo ou de um pavimento, para dar entrada ou saída; Peça de madeira, vidro ou de metal que gira sobre gonzos e fecha essa abertura.

Iremos estudar as portas que Deus abriu para os seus servos no período Bíblico, e as portas que Ele tem está abrindo atualmente para todos os que são fieis a sua Palavra e ao seu Reino.

II – Porta Para o Éden

Deus abriu a porta no Jardim do Éden para o homem desfrutar das bênçãos materiais e ter uma intima relação com Ele.

Genesis 2:8

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden para a banda do oriente; e pós o homem ali.

O Senhor disponibilizou de toda ás coisas e para que o ser humano desfrutasse. Mas um dia o homem pecou, e a porta do maravilhoso jardim foi fechada, a ponto de não podermos voltar para o mesmo.

Genesis 3:24

E havendo lançado para fora o homem do Éden colocou Querubins ao oriente com espadas inflamadas, para guardarem o caminho da Árvore da Vida.

III – Porta no Egito

O profeta Abraão havia recebido uma promessa da parte Deus, que da sua posteridade faria uma grande nação. No entanto os descendentes de Abraão se comprometeram com os costumes pagãos, caindo em idolatria. Em conseqüência dessa ação desordenada, o povo ficou cativo no Egito por 400 anos, chegando ao reinado do Faraó Thutmouse III. Mas eles se arrependeram e clamaram ao Senhor e as suas orações foram ouvidas, de maneira que foi aberta uma porta de libertação.

Êxodo 12:37

E assim partiram os filhos de Israel de Remesses para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões.

O profeta Moises foi o responsável na liderança dos descendentes de Abraão em caminho da terra prometida.

IV – Porta Para Daniel

Daniel era ainda moço, entre os quatorzes e dezesseis anos, quando foi levado de Judá perdendo a companhia de seus pais para ser cativo em Babilônia. Passando a servir o reio Nabucodonozor.

Separado da sua família, os costumes e crenças profanas não o separou de Deus. O seu nome era Daniel (Sig – Deus é meu Juiz), e foi chamado de Beltessazar (Sig. Bel te proteja). Bel era um deus pagão. Mas o Deus que Daniel servia, tirou o sono de Nabucodonozor e colocou um pesadelo. Precisando de alguém para decifrá-lo, abrindo uma porta para usar o profeta Daniel e dar vitoria a todos os que ansiavam.

Daniel 2:48

Então o rei chegando a Daniel, lhe darei muitos e grandes dons, e pós por governador de toda a província de Babilônia, como também por príncipe de todos os sábios.

V – Porta da Graça

Nesse último contexto está narrado o principal ponto do nosso estudo, que é uma porta que todo ser humano precisa: “A Porta da Salvação”.

João 10:7 e 9

7 - Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.

9 – Disse Jesus: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará e sairá e encontrará pastagem.

Jesus Cristo foi o maior pregador de todos os tempos; pregou antes da sua vinda, se encarnou para pregar, e na sua partida para o céu continua o ministério através do Espírito Santo.

Ele percebeu que os apriscos palestinos de sua época, eram construídos de madeira ou de pedras; tendo apenas uma cobertura na qual o pastor era a porta. Quem entrasse ou saísse teria que passar por ele.

No mundo espiritual também funciona assim. Para se entrar no céu precisa passar por Jesus, o nosso Pastor; Ele mesmo falou:

João 14:6

Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não por mim.

V – Epilogo

Deus tem aberto porta para todos que se dirigem a sua presença, mas chegará um dia que a porta da graça se fechará. Podemos até questionar: Onde estaremos cinco minutos após a morte.

Apocalipse 3:7

E aos anjos que está em Filadélfia escreve: Isto o que é santo o que é verdadeiro, que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre.

Peça a Deus para que seja acolhido na eternidade através do sacrifício de Jesus e assim não fique de fora das bênçãos que o Senhor preparou desde o principio da criação.

Jesus te ama

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

missaoamerica@gmail.com